Como conseguir uma bolsa de estudo em medicina pelo PROUNI?

Quem participou ou vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) provavelmente já etá de olho nas oportunidades e nas bolsas de estudo oferecidas.

Se você optou por fazer medicina, um dos cursos mais concorridos do mercado, já precisa estar ciente das opções de ingresso na universidade, como o Prouni. Ainda não sabe como fazer ou quanto precisa tirar? Calma! Leia o texto a seguir e entenda tudo.

Como funciona o Prouni?

O Prouni corresponde ao Programa Universidade Para Todos e como o próprio nome já diz, o seu principal objetivo é facilitar o acesso a universidade para os brasileiros que não podem arcar integralmente com os custos.

O programa está em vigor há um tempo e já padronizou a forma de ingresso em instituições de ensino. É importante ressaltar que o Prouni é totalmente voltado para a distribuição de vagas na rede privada de ensino e funciona em parceria com estas instituições.

Para conseguir a sua vaga no PROUNI 2020 é necessário superar a nota de corte do seu curso. Esta nota é gerada a partir da quantidade de vagas ofertadas pelo programa e pela nota mínima da última pessoa a se candidatar para aquela vaga.

Quanto preciso para cursar medicina?

E para o curso de medicina, quanto preciso tirar?

Como você já sabe, medicina é um dos cursos mais concorridos do mercado, por isso a sua nota vai ter que ser correspondente. A nota de corte de cada versão do Enem só é divulgada após as notas, pois assim os dados são pontuados.

Vale ressaltar ainda que as notas de corte PROUNI 2020 são diferentes para cada região, assim como para cada curso. Mesmo que você não saiba quanto será a nota de corte do Prouni,  é possível ter uma base de quanto você precisa tirar observando as médias anteriores. Confira abaixo:

Nota de corte média em todo Brasil: 747.04

Maior nota de corte em todo Brasil: 775.74

Menor nota de corte: 592.80

Minha nota foi baixa, e agora?

Se você não conseguiu atingir a nota de corte para medicina, não se preocupe! Ainda existem algumas opções para você e uma delas é o Prouni segunda entrada, que ocorre no começo do segundo semestre do ano.

Você pode se inscrever com a mesma nota tanto para o Prouni segunda entrada quanto para o Sisu, programa de distribuição de vagas para a rede pública de ensino.

Uma outra opção é aplicar a sua nota para o Fies, programa de financiamento estudnatil. Assim, você começar a fazer o seu curso pagando um valor trimestral simbólico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *